MSA GroupMSA GroupMSA Group
Cra. 16 No 93-78 Of. 802, Edificio Seki
+573209900020
MSA GroupMSA GroupMSA Group

ECAS UM NEGÓCIO AUTO-SUSTENTÁVEL

ECAS UM NEGÓCIO AUTO-SUSTENTÁVEL

No mundo globalizado em que vivemos, é inevitável não pensar na produção excessiva de resíduos sólidos que o planeta gera minuto a minuto, e além de dar um ponto de vista geral, em que se analisa a magnitude deste problema, estamos preocupados em dar uma solução; Por isso, essas linhas se dedicam a levantar uma ideia que valorize se estiver relacionada ao benefício que traz não só ao meio ambiente, mas ao planeta.

Da mesma forma, propor um cenário em que se possa ter uma solução prática no meio ambiente, para a gestão de resíduos sólidos, é pensar diretamente em um investimento econômico, que, sendo um pouco mais visionário, remete a um investimento de uma natureza organizacional, em que vincular um RCT é a melhor opção.

Na Colômbia, conforme afirmamos em nosso artigo anterior: “ECAS – PRIMEIRO PASSO PARA UM USO EFICIENTE” há incentivos para todos aqueles que contribuem como privados para este processo, mas que também envolve diretamente o setor público com a inclusão dessas estações em seus PGIRS; Para a sociedade ocidental, o aproveitamento de qualquer resíduo sempre representou um ganho econômico, mas talvez sem o planejamento prévio que esta exige, sem a adoção de medidas que levem ao seu processamento eficiente, ou seja, ao aproveitamento de todo o material, da forma mais eficiente. maneira econômica possível.

E é aí, quando grandes indagações se iniciam: como fazer um ECA? Que elementos compõem um ECA? Uma planta ?, questão que leva quem tem um RCT como ideia a repensar seu esquema mental e priorizá-lo, rompendo para baixo cada um dos seus parâmetros.Por fortuna, MSA Group está presente en Latinoamérica como la compañía líder en soluciones para el sector del reciclaje, con una trayectoria de más de 23 años en el mercado, que afianza y acompaña en este proceso, desde el planteamiento hasta la solución, desde la formulación hasta la puesta en función, desde la consultoría hasta el desenlace técnico, desarrollando estrategias a la medida de cada situación, logrando ser específicos.

Como consequência do exposto, oferecemos uma resposta às questões acima mencionadas com uma proposta que visa obter a maior eficiência de um ECA; a primeira e grande questão é:

Como ser eficiente no processo de uso adequado de uma planta de resíduos? Em primeiro lugar, devemos esclarecer que não existe uma solução padrão para as estações de classificação e aproveitamento de resíduos sólidos, uma vez que cada ECA tem um propósito comum, mas seu arranjo interno tem variantes diferentes. Destacamos alguns dos mais relevantes:

• O volume de resíduos gerados no entorno da estação
• Os hábitos de consumo da população onde o ECA está disponível
• A consciência da classificação dos mesmos resíduos pela comunidade que os gera
• O valor útil desses resíduos para a sua disposição para uso final ou, pelo contrário, para disposição

Entre outros, conforme mencionado nas linhas anteriores, levam a determinar que a variável mais importante é a eficiência da estação, independentemente do local onde se encontra, da dimensão do processamento ou das pessoas envolvidas na operação.

Agora, vamos encerrar as outras questões, uma vez que o Grupo MSA fornece conselhos valiosos para aqueles que até agora se interessaram pelo assunto e desconhecem o processo físico dos resíduos sólidos.

¿Cómo se debe conformar una ECA?

Formar um ECA na Colômbia é um processo muito fácil e cumprir os regulamentos é a melhor maneira de garantir o sucesso. O Decreto 956 de 2016 em seu artigo 2.3.2.2.2.9.86, descreve os doze requisitos mínimos para a montagem de uma estação:

• Ter uso do solo compatível com a atividade.
• Possuir área coberta operacional e de armazenamento de materiais com invólucro físico para prevenir ou mitigar impactos na área de influência.
• Ter o respectivo fluxograma do processo incluindo recepção, pesagem e registro.
• Ter medidas de segurança industrial.
• Ter áreas para:- Administración
– Recepção
– Pesando
– Seleção e classificação
– Armazenamento temporário de materiais utilizáveis
-Armazenamento temporário para materiais rejeitados, incluindo aqueles de rápida biodegradação
• Ter instrumentos de pesagem devidamente calibrados de acordo com o disposto no Decreto 1.074 de 2015 “Mediante o qual é expedido o Decreto Regulamentar Único do Setor de Comércio, Indústria e Turismo”.
• Ter um sistema de controle de emissão de odores,
• Ter um sistema de prevenção e controle de incêndio.
• Ter sistemas de drenagem de águas pluviais e escoamento subterrâneo.
• Ter um sistema de coleta e tratamento de chorume, quando aplicável.
• Possuem pisos e paredes rígidas que permitem a limpeza, desinfecção periódica e manutenção com lavagens.

Estar vinculado ao serviço de limpeza pública como utilizador, para efeitos da apresentação e entrega dos rejeitos destinados à eliminação final.

O exposto acima são requisitos simples que geram viabilidade e, claro, que incentivam uma entidade privada a considerá-la um negócio autossustentável.

¿Qué elementos componen una ECA?

Como indica a sua descrição, num ECA a classificação e utilização são efectuadas, por isso, que contém elementos como escalas, cintas de classificação, contentores, mas talvez o elemento mais relevante seja a prensa ou compactador, já que é o instrumento que agrega valor ao trabalhar com material em fardos e que, segundo a regulamentação, tem maior participação de quem não realiza esse processo. Como nossos consultores podem explicar mais detalhadamente, ao exportar sempre por uma questão de praticidade logística, organizacional e lucrativa, será preferível negociar com material compactado.

O Grupo MSA oferece um amplo portfólio, com todos esses elementos, tanto para o seu desenvolvimento operacional. bem como por sua função organizacional, ratificando a posição que tem mantido em sua trajetória como a melhor aliada em soluções para resíduos sólidos.

Autor: Ing. Sebastián Salazar


Clique aqui para obter mais informações

Large enough to supply your needs, small enough to care

Marcas representadas 


 

Leave A Comment

Consultor SEO Colombia Freelance
Abrir el chat
En MSA estamos para ayudarte